terça-feira, 2 de setembro de 2008

Fundamentos do Vôlei

Fundamentos do Vôlei


Bloqueio

- É a defesa de uma cortada, realizada junto a rede.
- Só os jogadores de ataque podem praticá-lo.
- Consiste em saltar e procurar formar uma barreira com as mãos, tentando assim impedir a passagem da bola para seu campo.


MANCHETE ou RECEPÇÃO

-É o golpe realizado com os antebraços unidos e com os braços estendidos para que a bola não toque no chão;
-O jogador tentará receber o saque adversário efetuando um passe para o -levantador; erros resultam em pontos para o adversário ;
-Inflluência e continuidade do jogo, principalmente o ataque;
-Posição tem que ser realizada com eficiencia;
-É considerado um princípio de defesa;



CORTADA

- É o salto seguido de um golpe forte e rápido, junto á rede, para que a bola vá direto para o chão do campo adversário principal fundamento de ataque;
- Exige domínio, força, velocidade e precisão ;
- O cortador deverá considerar: seu repertório técnico, a qualidade do levantamento, a área coberta pelo bloqueio, armação de defesa adversária, seu estado psíquico e a situação de jogo e do set.;
- alem da potencia do cortada, pode-se usar umdar uma largada ( que é uma cortada mais leve) que visa desviar a bola;

TOQUE ou LEVANTADA

-É o passe mais comum do esporte; com os dedos das mãos bem afastados, a bola é impulsionada na direção desejada quando se encontra em uma altura acima da cabeça;
- A maior ou menor habilidade dos levantadores define o próprio sistema de jogo de uma equipe;
-Quanto mais longos os passes ou levantamentos, maior o perigo da imprecisão;
- Um bom toque precisa de um bom passe ( manchete) .


SAQUE

-É a ação que inicia ou reinicia o jogo a cada ponto ou vantagem. O jogador se coloca em uma posição indeterminada no fundo da quadra e envia a bola para o campo adversário, direcionada para a quadra do adversário e passar por sobre a rede e entre as antenas;
- Fundamento classificado como princípio de ataque;
- São qualidades desejáveis no saque: regularidade, precisão, potência;
- Pontos mais importantes na realização do saque: controle da bola, sua velocidade, mudança de direção.

Ginástica Laboral


























História.



A Atividade Laboral surgiu em 1925 como ginástica de pausa para operários, inicialmente na Polônia, depois na Holanda, Rússia, Bulgária, Alemanha Oriental e em outros países, na mesma época. No Japão foi implantada pela 1ª vez em 1928 com os trabalhadores do correio. Após a Segunda Guerra Mundial, o programa se espalhou por todo o país, e hoje, mais de um terço dos trabalhadores japoneses exercitam-se diariamente, tendo obtido como resultados, em 1960, a diminuição dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a melhoria do bem-estar geral dos trabalhadores. No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre funcionários foram registradas em 1901. Em decorrência da automação e do avanço tecnológico, a produção consome hoje uma menor massa de trabalho humano do que no século XIX, para produzir o mesmo tipo e volume de produto, mas infelizmente a automação e a informatização não têm contribuído eficazmente para a saúde e qualidade de vida do trabalhador. O trabalho mecanizado trouxe uma escravidão exaustiva e desumana ocasionando aumento da velocidade do trabalho, controle dos operadores de máquina e isolamento dos trabalhadores uns dos outros. Com os avanços tecnológicos e a globalização da economia aumentou-se os riscos nos ambientes de trabalho, principalmente em razão ao capitalismo selvagem e da exigência de maior produtividade, com qualidade, menor custo e em menor tempo. Devido a todas essas exigências, a proteção e manutenção da saúde e qualidade de vida e boas relações dos trabalhadores ficaram em segundo plano. A atividade laboral vem se mostrando como um dos grandes aliados para a prevenção e reabilitação de doenças ocupacionais e acidentes no ambiente de trabalho, melhor integração entre os empregados e maior satisfação. Seus benefícios são de caráter físico, psicológico e social para o trabalhador e são inúmeras as vantagens para a empresa como, por exemplo, a efetiva melhoria do meio ambiente de trabalho, pois trabalhadores saudáveis e felizes produzem mais e melhor.



O que é Ginástica Laboral ?



A ginástica laboral é a prática de atividades físicas orientada, realizada pelos trabalhadores coletivamente. Esta é feita no próprio local de trabalho, durante a sua jornada diária, visando melhorar a condição física do trabalhador.Diminuindo assim os impactos negativos na saúde do trabalhador.




Modalidades.

1. Ginástica Laboral Preparatória


É aquela que antecede o início da jornada de trabalho, visando o preparo do organismo do trabalhador para a realização de suas tarefas.Ela é composta de exercícios físicos que irão aquecer e preparar a musculatura que será exigida durante a atividade, levando ao despertar do corpo e da mente.A grande vantagem dessa modalidade é preparar o indivíduo para sua jornada de trabalho, e decorrente disso diminuir as chances da ocorrência de erros e acidentes de trabalho ocasionados pela falta de atenção e disposição.



2. Ginástica Laboral Corretiva


Tem com objetivo principal concentrar as atividades em grupos que possuam características posturais em comum, sendo assim restrita a um grupo de pessoas menor, para melhor atuação e atenção para com os trabalhadores. Estas seções serão realizadas separadamente.



3. Ginástica Laboral Compensatória



Esta é realizada durante a jornada de trabalho, através das pausas visando que o trabalhador compense as alterações indesejadas advindas do stress físico e mental.Serão realizados então exercícios de alongamento e relaxamento adequando e moldando a volta às atividades.4. Ginástica Laboral RelaxanteÉ realizada após a jornada de trabalho com objetivo de minimizar o stress, fadiga física e mental. Dessa forma levando o trabalhador ao sair da empresa se sentir confortável e disposto para realização de outras tarefas fora do ambiente de trabalha. E principalmente motivando a volta ao trabalho no dia seguinte.



Benefícios da ginástica

Fisiológicos:

Promove o combate e prevenção das doenças profissionais;

Redução da sensação de fadiga no final da jornada;

Propicia através da realização dos exercícios características preparatórias, compensatórias e relaxantes no corpo humano;

Psicológicos:


Motivação por novas rotinas;

Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas;

Melhora da auto-estima e da auto-imagem;



Empresarias:


Diminuição de queixas, afastamentos médicos, acidente e lesões;

Melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade;

Maior produtividade;


Orientação Postural



Realizar aulas que abordem o tema de reeducação postural.Após o término de cada aula será realizada uma BLITZ POSTURAL, onde o terapeuta passará por cada funcionário orientando e ensinado o correto posicionamento do corpo durante a jornada de trabalho.O mais importante é que cada funcionário terá uma abordagem especial quanto à seus problemas.




Doenças


A ginástica laboral pode evitar vários tipos de doenças, como as lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).


DORT é uma doença ocupacional causada pelo uso repetitivo de tendões, esforços musculares e pela má postura do trabalhador, muitas vezes causada por falta de orientações da empresa sobre como utilizar corretamente os equipamentos de trabalho.


LER é um tipo de doença causada pelo excesso de uso de determinada articulação, ou seja, o uso repetitivo do mesmo movimento, havendo afecção nos tendões, músculos, ligamentos, fáscias, nervos e sinoviais que envolve principalmente as articulações do pescoço, da mão, do punho, do ombro, do cotovelo e do joelho.
Os sintomas da LER são muitas dores, fraqueza e fadiga nas articulações dos indivíduos.